O que são disjuntores e para que servem?

Home

O que são disjuntores e para que servem?

As pessoas sabem que com eletricidade não se brinca, porém, poucos sabem exatamente o que são disjuntores.

Esse dispositivo, que fica normalmente escondido em algum canto da casa ou apartamento, é o responsável em evitar acidentes quando ocorre uma sobrecarga de energia ou um curto-circuito.

Segundo a Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), no primeiro semestre de 2021 foram registrados, no país, 759 acidentes de origem elétrica, ocasionando 402 mortes.

As ocorrências são provenientes de:

  • choques elétricos,
  • incêndios por sobrecarga de energia,
  • descargas atmosféricas ou raios.

Desse total, 288 ocorrências se deram em função de incêndios por sobrecarga, o que indica, segundo a entidade, que as instalações estão ficando desatualizadas, colocando as pessoas em risco.

Neste post, apresentaremos o que são disjuntores e a importância desses dispositivos para a prevenção de acidentes que envolvem a energia elétrica. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!

O que são disjuntores?

Para saber o que são disjuntores é importante compreender que a eletricidade de um imóvel é fornecida através de um sistema interligado.

Isso significa que se ocorrer um problema de sobrecarga em algum ponto, todos os circuitos podem ser colocados em perigo.

Por isso, os disjuntores precisam fazer parte de um projeto elétrico de qualidade, onde alguns deles precisam ser instalados para garantir que problemas não causem incêndios.

Os disjuntores são sistemas de segurança que cortam a passagem da corrente elétrica, quando a sua intensidade é excedida.

Além de ser desativado manualmente, ele pode se auto desligar quando ocorre sobrecarga ou curto-circuito no sistema.

Qual a utilidade desse dispositivo?

Sabendo o que são disjuntores e sua aplicação é importante conhecer a sua utilidade.

Imagine, que por alguma razão, uma falha ocorra na máquina de lavar roupa de sua residência, onde um superaquecimento esteja acontecendo.

A princípio ninguém percebe o problema, pois ele é invisível a olho nu, no entanto, essa situação faz com que o consumo de energia aumente gerando uma sobrecarga.

Como consequência, a fiação é atingida, podendo causar um incêndio elétrico. Nesse caso, o disjuntor daquele ambiente é desarmado, interrompendo o fornecimento de eletricidade e evitando sérios problemas.

Esse exemplo pode acontecer com outros equipamentos espalhados pelo ambiente e os disjuntores conseguem evitar situações mais sérias.

Quais são os tipos de disjuntores existentes?

Existem alguns modelos de disjuntores, onde todos possuem os mesmos objetivos:

  • proteção dos cabos contra curto-circuito e sobrecargas,
  • possibilitar o fluxo normal de corrente, evitando interrupções,
  • garantir a segurança dos ambientes.

Os tipos mais usuais no mercado são os seguintes:

Disjuntor monofásico – utilizados para circuitos com apenas uma fase, comuns em residências.

Disjuntor bifásico – recomendados para circuitos com duas fases, normalmente quando se tem uma tensão da concessionária de 127V entre Fase e Neutro. Neste caso se usa duas Fases para atingir uma tensão de 220V entre Fase e Fase.

Disjuntor trifásico – sistema incomum nas residências, pois é voltado para equipamentos que operam em três fases, ou seja, aqueles que possuem uma maior potência e que exigem mais energia, bem como motores.

Os disjuntores trabalham a partir dos problemas ocasionados na rede elétrica, portanto, existem os térmicos, aqueles que desarmam a partir da ação do calor.

Outros modelos são os magnéticos, desarmando quando recebem uma grande corrente elétrica. 

E também existem os termomagnéticos, que combinam as duas situações e são os mais indicados para instalações residenciais e comerciais.

Portanto você nunca deve ficar “levantando” o disjuntor quando ele “cai”, pois se ele está desarmando é porque alguma coisa está errada com seus circuitos. 

E em hipótese alguma pode-se remover disjuntores, pois eles garantem a integridade dos circuitos e consequentemente da sua residência. 

Agora que você já sabe o que são disjuntores e a sua importância nas edificações, leia também nosso post que mostra a alvenaria estrutural e suas vantagens!