Se você está pensando em comprar um imóvel, mas não consegue decidir se prefere casa ou apartamento, esse post é para você.

Não existe apenas uma resposta para essa questão, dependendo diretamente dos desejos de cada um.

Contudo, existem alguns fatores que podem auxiliar você a decidir qual é o imóvel que combina mais com a sua família.

Continue lendo e confira quais são eles.

Como escolher entre casa ou apartamento?

Veja o que considerar para escolher entre casa ou apartamento.

Privacidade

Esse é um fator que depende diretamente da localização do imóvel escolhido, mas, em geral, as casas tendem a proporcionar mais privacidade aos moradores.

Em prédios, é possível ter vizinhos em todas as direções, nos lados, em cima e embaixo. E, naturalmente, eles podem ter crianças, receber eventuais visitas, ou passar por alguma reforma, sendo necessário entender que o convívio é mais próximo do que morando em casa. 

Além disso, apartamentos também pode ter janelas viradas uma para a outra, exigindo o uso de cortinas.

Por isso, na hora de escolher entre casa ou apartamento, não deixe de considerar a privacidade.

Segurança

De forma geral, apartamentos são mais seguros do que casas. Isso se dá pelo fato de que há maior movimentação no local e, em alguns casos, guarita 24h.

Uma casa tende a ser mais vulnerável, principalmente em áreas perigosas e isoladas.

Vale ressaltar que esse problema pode ser contornado com a compra de uma casa em um condomínio, por exemplo, que conta com todos os benefícios de um prédio em relação à segurança.

Manutenção

Há quem ame cuidar do jardim, cortar a grama e podar as árvores, mas esse é um trabalho a mais, que pode ser difícil de encaixar na vida de alguns profissionais.

Além disso, há a manutenção de todo o espaço de forma geral, como a limpeza dos muros e das calçadas, que devem ser feitas periodicamente.

Em uma casa, tudo isso é sua responsabilidade e você que arcará com todos os custos.

Já em um prédio, não há nenhuma dessas preocupações e toda a área externa é responsabilidade da equipe de limpeza.

Mas, atenção: todo condomínio conta com taxas, por isso, considere esse valor mensal extra na sua escolha entre casa ou apartamento.

Espaço

Outro fator que deve ser considerado na hora de decidir entre casa ou apartamento é o espaço disponível.

Os apartamentos tendem a ter uma metragem menor, o que limita a quantidade de móveis e o espaço interno. Por outro lado, eles podem ter áreas compartilhadas, como praças, quadras e piscinas, ideais para as crianças brincarem.

Ou seja: não é possível definir se o melhor é casa ou apartamento. Apenas você conseguirá definir isso, considerando o que é importante para sua família.

O fundamental é garantir que você investirá em um imóvel de qualidade e duradouro, que será o seu lar e da sua família.

Conte conosco para isso! Nós, da Couto Engenharia, trabalhamos com casas e apartamentos e somos reconhecidos pela qualidade diferenciada.

Garantimos a entrega dos imóveis na planta e trabalhamos com financiamento por meio do Programa Casa Verde e Amarela.

Nossas plantas são humanizadas, proporcionando mais conforto para a sua família. Entre em contato conosco para conhecer nossos empreendimentos e realizar o sonho da casa própria.