Em todos os setores, trabalhar constantemente na excelência e eficiência é a meta, tanto para obter melhores resultados, como satisfazer as expectativas dos clientes cada vez mais. Por isso a importância da qualidade na construção civil é muito grande, principalmente por causa da complexidade dos projetos.

Preocupar-se com a qualidade nessa área, que está em constante crescimento, vai além dos números. Uma empresa organizada e que preza pela melhoria constante também toma melhores decisões e cria uma cadeia de benefícios dentro e fora do ambiente de trabalho.

Desde o setor de projetos, até mesmo quem atua construindo diretamente, todos acabam por ser beneficiados e tendo maior reconhecimento, entre outros benefícios, que os motivam e engajam.

Entenda neste post qual a importância da qualidade na construção civil e como isso impacta muito mais que apenas as obras ou os clientes. Continue a leitura.

Qual é a importância da qualidade na construção civil?

Entenda na prática como é grande a importância da qualidade na construção civil e em quantos setores ela pode fazer toda a diferença.

Materiais

Para evitar problemas e qualquer imprevisto com a obra em si, inspecionar os materiais e certificar-se de que estão na quantidade certa e sem nenhum tipo de avaria é essencial para que tudo ocorra nas datas estipuladas e mantenha os clientes confiantes, já que muitos compram apartamentos na planta, por exemplo.

Segurança de colaboradores

A importância da qualidade na construção civil é tão grande, que chega a afetar um setor tão impactante como a segurança dos colaboradores.

Isso porque o setor de qualidade garante que todos os envolvidos na obra terão acesso aos equipamentos de proteção individual (EPI), assim como trabalharão apenas com ferramentas em bom estado e em ambientes salubres, com estruturas seguras e todo amparo caso algum acidente aconteça.

Padronização

A gestão de qualidade na construção civil também permite que os processos da empresa e nas construções sigam padrões, que por sua vez diminuam atrasos, riscos, erros e, consequentemente, aumenta a satisfação do cliente tanto durante a edificação como na entrega das chaves, por exemplo.

A padronização também é essencial para que as autoridades do setor avaliem a obra e não encontrem problemas em nenhum lugar, o que significa que o andamento está correto e dentro das normas nacionais e mundiais, como ASTM e ABNT.

Como controlar a qualidade da obra?

Para garantir a qualidade da obra, é preciso que o empreendimento selecione pessoas que tenham grande experiência e entendam exatamente sobre as fases e padrões dos projetos, para que possam avaliar como está o andamento, e se tanto as regras internas como as leis estão sendo seguidas corretamente.

Os gestores das equipes podem criar checklists e analisar cada etapa de acordo com o que foi prometido aos clientes e com a realidade atual.

O setor de controle de qualidade deve se atentar aos materiais, prazos, EPIs, problemas operacionais, assim como ter controle total de tudo que acontece no ambiente de construção e dentro da organização.

É nesse momento que se percebe na prática a importância da qualidade na construção civil, já que até mesmo pequenos detalhes, como a falta de um capacete em um colaborador, podem colocar um projeto inteiro em apuros.

Conheça a Couto Engenharia!

Há anos atuando e consolidados no mercado de engenharia civil, somos uma Construtora e Incorporadora gaúcha, com foco na criação de edifícios.

E mais do que projetos, para nós cada construção também é a realização dos sonhos de centenas de pessoas, que querem ter certeza de que irão receber as chaves de suas novas casas na hora certa e da forma como elas imaginaram.

Por isso, nosso setor de qualidade não se preocupa apenas com prazos, normas ou leis, mas também na felicidade de quem está depositando sua confiança em nós.

Para nós, construir sonhos é mais gratificante do que levantar edifícios de dezenas de metros. Conheça um pouco mais sobre nosso trabalho.

Deixe um comentário