Ao compreender o que é habitação de interesse social, observa-se que essa pode ser a solução mais rápida, econômica e inteligente para atender o déficit de moradias no Brasil.
De acordo com uma matéria publica pela Veja, entre a década de 2020 e 2030 serão necessárias 11,9 milhões de casas para atender a demanda dos brasileiros.
A mesma publicação informa que 44,4%, de um total de 5,2 milhões, seriam para atender famílias que recebem entre 1 a 3 salários mínimos.
Nesse sentido, programas governamentais e a construção civil começam a recorrer a projetos de habitação de interesse social, HIS, para ajudar a solucionar o problema do déficit habitacional no país.
Ficou interessado? Saiba o que é a HIS, como surgiu e qual a sua finalidade lendo nosso post.
A HIS pode ser definida como programas que visam facilitar a aquisição da casa própria à população de baixa renda, principalmente na compra do primeiro imóvel.
Dessa forma, ao comprar um imóvel pela HIS, o comprador terá formas mais acessíveis para pagá-lo.
Além disso, esses programas visam:
Apontamos que programas como o extinto Minha Casa Minha Vida e o atual Casa Verde e Amarela são iniciativas do governo federal que incentivam e possibilitam a construção e a compra de modelos de habitação de interesse social.
Nesse caso, o governo disponibiliza financiamentos especiais para pessoas com baixa renda conquistarem o sonho da casa própria a partir de parcerias da iniciativa privada com entidades públicas.
Esses modelos ficaram conhecidos como casas populares ou econômicas.
Agora que você compreendeu o que é habitação de interesse social, saiba também como esses modelos de moradias surgiram.
Para alguns historiadores, a HIS teria surgido em 1909 na capital finlandesa, e, após a Segunda Guerra Mundial, projetos semelhantes foram desenvolvidos para construir casas, de forma acessível, para abrigar as famílias que ficaram desalojadas.
A Fundação da Casa Popular, instituída em 1° de maio de 1946, foi o primeiro órgão de atuação nacional criado para prover residências para as pessoas de baixo poder aquisitivo.
Ao entender o que é uma habitação de interesse social, é possível observar que os diversos projetos existentes apresentam características semelhantes.
De modo geral, são casas ou apartamentos compactos oferecidos pelo mercado imobiliário.
Para que tudo funcione de forma integrada, inteligente e funcional os imóveis oferecidos são construídos de forma padronizada, contendo:
Essa padronização torna os processos da obra mais baratos e rápidos, além garantir qualidade e bom acabamento à construção.
Para viabilizar a aquisição desses imóveis para famílias de baixa renda, o governo além de dar muitas vezes subsídios (descontos) também financia em até 30 anos a um juros bem abaixo do que o mercado financeiro costuma trabalhar.
Outra característica é que as incorporadoras devem fazer esses imóveis em locais que tenham ou se não tiverem devem executar obras de infraestrutura de água, esgoto e energia para atender esses empreendimentos, o que consequentemente contribuem muito para o desenvolvimento das cidades.
Logo, todo o empreendimento de interesse social além de viabilizar moradia digna para muitas pessoas, com toda infraestrutura necessária, a um preço acessível e viável para pagar, gera muitos empregos direto e indireto contribuindo para o crescimento sustentável das cidades.
Agora que você já sabe o que é habitação de interesse social, que tal continuar no nosso blog e conhecer o impacto da construção civil para a economia do Brasil?