É necessário que você compreenda quais são as principais obrigações do síndico, para estar apto a conferir se elas estão em dia.
Tornar-se administrador de um condomínio envolve inúmeras responsabilidades e organização, proporcionando um ambiente agradável aos moradores.
É preciso garantir a segurança, boa comunicação, cumprimento de regras e prestação de contas.
Para você entender melhor sobre o assunto, reunimos as 5 principais obrigações do síndico. Confira!
As funções do síndico estão elencadas no Artigo 1.348 do Código Civil, mas não são só essas suas funções.
Além do conhecimento administrativo e da gestão do condomínio, é necessário que ele tenha o mínimo de conhecimento no aspecto jurídico, contábil e de gerenciamento de crise.
Afinal, é um cargo que exige constante contato com o público.
Abaixo separamos as principais obrigações do síndico.
A segurança dos moradores é um ponto de suma importância e um dos principais motivos das pessoas optarem por casas e apartamentos em condomínios.
Cabe ao síndico buscar formas de manter a segurança, evitando assaltos e arrombamentos.
Para isso, pode-se optar pela contratação de empresas especializadas em vigilância, câmeras de segurança, vigias e interfones.
Além disso, é necessário seguir a norma NBR 12962, que regula a inspeção, manutenção e recarga de extintores de incêndio em condomínios.
Toda e qualquer reunião necessária para debate e votação, como o caso da convenção de condomínio, deve ser organizada e comunicada aos moradores pelo síndico.
Ele também é o responsável pela elaboração e distribuição de documentos de conhecimento geral, assim como as atas das reuniões e prestação de contas.
É necessário organizar pelo menos uma assembleia por ano, para discutir em conjunto as necessidades do condomínio e as propostas de solução.
De acordo com o Artigo 1.348 do Código Civil, cabe ao síndico a obrigação de representar o condomínio legalmente, ativa ou passivamente, sempre que necessário, incluindo também os casos que coloquem os direitos e interesses do local em jogo.
Essa representação legal pode ser considerada uma das principais obrigações esperadas desse cargo.
O valor do condomínio é estabelecido de acordo com um cálculo considerando gastos das áreas comuns do ambiente, reservando uma quantia para eventuais reparos, manutenções e melhorias.
Embora esse cálculo inclua possíveis inadimplentes, de modo a não prejudicar o funcionamento geral, a falta de pagamento do valor estabelecido pode impactar diretamente o caixa do empreendimento.
Uma das obrigações legais do síndico é realizar a cobrança dos condôminos inadimplentes. Contudo, caso prefira, é possível também terceirizar esse serviço e confiar em uma empresa especializada no ramo.
Para completar a lista de obrigações, não poderíamos deixar de citar a conservação do condomínio.
É natural que a fachada e estrutura sofram desgastes com o passar do tempo. Por isso, cabe ao síndico providenciar os devidos reparos e reformas, para proporcionar o padrão e qualidade do empreendimento.
Na maioria dos casos, o valor cobrado mensalmente dos moradores inclui uma taxa de manutenção reservada a esses detalhes e possíveis emergências.
Os reparos incluem:
Agora que você sabe quais são as principais obrigações do síndico, confira também qual é a função da administradora de condomínio!