Como ter uma boa convivência em condomínio?

Home

Como ter uma boa convivência em condomínio?

A boa convivência em condomínio exige disciplina e obediência às regras estabelecidas nas reuniões dos moradores, atendimento à legislação pertinente e o desejo de estabelecer uma relação harmoniosa com os vizinhos. 

Muitas pessoas priorizam a segurança quando definem um local para viver e realizam investimentos pensando nesse fator, por isso optam por condomínios.

No entanto, é preciso saber viver e compartilhar espaços quando se faz a opção por esse tipo de empreendimento.

A maioria das pessoas se adapta facilmente às regras e normas estabelecidas, mas existem moradores com grandes dificuldades para se adequar a uma boa convivência em condomínio.

Nesse post apresentamos detalhes a esse respeito. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!

Qual é a importância da boa convivência em condomínio?

Ela ocorre quando existe um relacionamento harmonioso entre os vizinhos, mas, para isso, alguns hábitos precisam fazer parte do cotidiano.

Ter uma relação cordial e saudável com os demais moradores possibilita gentilezas, favores, cuidados e atenção daqueles que residem no apartamento ou na casa ao lado.

Já o contrário afasta as pessoas e cria uma distância que em algum momento fará falta, portanto, conviver bem no condomínio é fundamental para uma vida mais tranquila e agradável.

O que fazer para ter uma boa convivência com os vizinhos?

Pequenos cuidados e detalhes que podem parecer sem importância fazem a diferença para se ter boas relações com os vizinhos.

Segundo o SECOVI, Sindicato da Habitação do estado do Rio de Janeiro, as brigas entre vizinhos de condomínios aumentaram em 25% com a pandemia do Coronavírus. Vamos conhecer o que precisa ser feito para evitá-las:

Não jogar lixo pela janela

Por incrível que pareça, muitas pessoas acham normal jogar lixo pela janela, causando um sério problema aos moradores de andares inferiores.

Fumar e lançar as cinzas pela janela ou sacada de um edifício causa antipatia e muitas brigas nos condomínios verticais, visto que o lixo acaba em um outro apartamento.

Descartar os resíduos corretamente atendendo às normas estabelecidas faz parte das obrigações dos moradores, portanto, muito além de não lançar cinzas ou bitucas pela janela, é importante obedecer às regras estabelecidas sobre o assunto.

Evitar barulhos

Todo condomínio precisa atender à Lei do Silêncio, ou seja, possibilitar que os moradores possam descansar nos horários previstos.

Esse assunto está normalmente estabelecido em leis municipais e nos regimentos dos condomínios, no entanto, é um dos maiores problemas enfrentados pelos síndicos.

Para viver bem em um espaço coletivo, sua família precisa evitar, nos horários de descanso:

  • festas,
  • som alto,
  • trabalhos que fazem barulho,
  • reformas.

Adestrar os pets

Normalmente, todos gostam dos cães, gatos e animais de estimação, no entanto, quando eles resolvem chorar, latir, miar ou fazer barulho durante a noite inteira, toda a doçura e encanto se transformam em um grande problema.

A saída para isso é o adestramento que ensine o pet a se comportar adequadamente.

Instruir seus filhos

As brincadeiras comuns da infância podem também criar problemas nos horários inadequados em função do barulho.

Instruir os filhos a praticar as atividades nos diversos períodos do dia é fundamental para a boa convivência, portanto, cuidados com o horário do silêncio e os exageros nos gritos e barulhos dos pequenos devem ser priorizados.

Respeitar a todos

Por fim, o respeito a todos os moradores é fator decisivo para se viver bem em um condomínio.

É preciso considerar que ali vivem pessoas com diferentes culturas, gostos e formas de comportamento, portanto, nada melhor do que o diálogo respeitoso e amistoso nos casos onde algo não corresponda com as normas.

Agora que você já sabe como ter uma boa convivência com seus vizinhos, continue conosco e leia nosso post que apresenta: quero morar em condomínio: o que devo considerar?