Regras para financiamento de imóveis: confira tudo o que você precisa saber!

Home

Regras para financiamento de imóveis: confira tudo o que você precisa saber!

Você deseja comprar a sua casa ou apartamento, porém, não possui recursos para isso? Conheça as regras para financiamento de imóveis e conquiste seu objetivo.

Comprar um imóvel ou construí-lo é o sonho de milhões de brasileiros.

Um estudo realizado pela Datastore, empresa especializada em pesquisas voltadas ao ramo imobiliário, demonstrou que 13 milhões de famílias brasileiras têm interesse em adquirir sua casa própria nos próximos 2 anos.

A pesquisa foi realizada nos meses de janeiro e fevereiro de 2021 e os principais motivos estão associados à baixa dos juros e à nova condição profissional de atuar em home office, em função da pandemia do Coronavírus.

Nesse post, apresentamos 4 regras para financiamento de imóveis e as possibilidades que podem transformar o seu sonho em realidade. Continue lendo e saiba mais a respeito!

4 regras para financiamento de imóveis

Existem muitas opções para financiar um imóvel, no entanto, algumas exigências precisam ser atendidas para que o processo seja aprovado pela instituição financeira, especialmente quando forem utilizados os recursos do SFH, Sistema Financeiro de Habitação.

O primeiro passo para saber se você está habilitado é atender a 4 regras para financiamento de imóveis que são essenciais e serão avaliadas pelos bancos. São elas:

Análise de documentos

Os bancos, a partir da solicitação de documentos, avaliarão se você possui condições de assumir o financiamento solicitado.

Para isso, deverão ser apresentados os seguintes documentos:

  • carteira de identidade e CPF,
  • certidão de nascimento ou casamento,
  • três últimos contracheques (para assalariados),
  • carteira de trabalho (para assalariados),
  • última declaração do imposto de renda ou consulta da RFB que não conste declarações de IRPF na base de dados da Receita Federal (para assalariados ou profissionais liberais),
  • declaração do contador (profissionais liberais),
  • certidões forenses (estadual e federal),
  • demonstrativos de ganhos constantes (faturas de cartão de crédito, comprovantes de pagamentos – escola, condomínio etc.).

Localização do imóvel

Nos casos onde o FGTS pode ser utilizado para abater os valores do financiamento, não serão aprovadas as situações onde você já possua algum imóvel:

  • localizado no município de domicílio, incluindo os limítrofes e integrantes da região metropolitana,
  • situado no município de exercício da ocupação principal, incluindo os limítrofes e região metropolitana,
  • que se encontre no município onde pretende trabalhar ou residir.

Outra exigência diz respeito à utilização do imóvel. Para ser aprovado o financiamento, ele deverá ser utilizado para a sua moradia.

Não comprometer mais de 30% da renda

O comprometimento da renda é outro fator que será analisado pelas instituições financeiras, onde o valor da prestação não poderá exceder a 30% da renda familiar.

Alguns bancos limitam esse índice a 25%, portanto, é importante verificar as condições de cada uma das instituições e fazer os cálculos, antes de juntar todos os documentos necessários.

Não ter financiamento ativo

Para ter a aprovação da instituição financeira, você não pode possuir outro financiamento ativo nas condições estabelecidas pelo Sistema Financeiro de Habitação.

Se esse for o seu caso, existem outras possibilidades.

Para financiar outro imóvel, busque alternativas com instituições financeiras que utilizam o SBPE, Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo, onde os recursos são obtidos através da caderneta de poupança.

Existe ainda o SFI, Sistema Financeiro Imobiliário, onde os próprios agentes financeiros estabelecem as regras, sem obrigatoriedades, como valor máximo do imóvel e comprometimento de renda.

Atendendo a esses quatro requisitos básicos, você é um sério candidato a obter o financiamento para o seu futuro imóvel.

Não esqueça de avaliar as condições oferecidas pelas instituições financeiras, suas exigências e especialmente os juros envolvidos na transação.

Se você tem interesse em obter mais detalhes, conte com a Couto Engenharia, conheça os imóveis disponíveis e faça uma simulação de financiamento sem qualquer compromisso.