SAC ou PRICE: qual é a melhor tabela para financiamento?

Home

SAC ou PRICE: qual é a melhor tabela para financiamento?

Muitas dúvidas surgem na hora de optar pela melhor tabela para financiamento, afinal, qual é a melhor opção: SAC ou PRICE?

A busca pela melhor alternativa deve considerar não apenas os juros mais baixos, mas também outros detalhes importantes no processo de financiamento, tais como:

  • valor das parcelas,
  • incidência dos juros sobre o saldo devedor,
  • forma de amortização da dívida.

Cada vez mais os brasileiros buscam pelo financiamento para a realização do sonho da casa própria.

Segundo a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), os financiamentos, no ano de 2020, chegaram a R$ 123,9 bilhões, o que representa um aumento de 58% se comparado ao ano anterior.

Neste post, apresentaremos duas opções de financiamento de imóveis, para você fazer a melhor escolha: o SAC ou PRICE. Continue lendo e conheça mais sobre o assunto!

O que é SAC e PRICE?

São os dois formatos mais utilizados no Brasil para o financiamento de imóveis.

Esses sistemas determinam o valor a ser pago nas parcelas mensais, reduzindo mensalmente o saldo devedor, o que proporciona a diminuição dos juros pagos. Então, é preciso ter atenção ao escolher entre SAC ou PRICE.

Para compreendermos melhor as diferenças, vamos conhecer individualmente cada um deles.

SAC

O Sistema de Amortização Constante (SAC), é um modelo que possibilita o abatimento do saldo devedor continuamente.

Nesse sistema, a amortização é maior no início do financiamento, o que faz com que as primeiras parcelas sejam maiores, em média 25% do que no sistema PRICE, se considerarmos a mesma taxa de juros.

No entanto, a parcela mensal vai gradativamente diminuindo e ao final do financiamento, você terá obtido uma economia entre 10% e 20%.

Tabela PRICE

Utilizando a Tabela PRICE, também conhecido como Sistema Francês, ocorre a constância do valor da parcela.

Portanto, os valores são menores no início dos pagamentos, diferente dos adotados no sistema SAC, o que pode ser um diferencial importante para quem busca financiamento.

Quais são as vantagens de cada um?

Diante dessas informações, qual é o sistema mais vantajoso para o financiamento de um imóvel, o SAC ou PRICE?

Tudo dependerá do seu orçamento e do formato que mais lhe agrada.

Como já mencionado, a adoção da Tabela PRICE diminui substancialmente os valores pagos nas primeiras parcelas, o que pode viabilizar o empréstimo, pois normalmente os bancos limitam o valor mensal a ser pago, conforme a renda mensal da família.

Portanto, o sistema PRICE pode viabilizar o empréstimo em função do valor da parcela, o que não ocorreria se a opção fosse pelo modelo SAC.

O sistema SAC, por sua vez, é mais econômico ao final do financiamento, no entanto, as parcelas iniciais são maiores, pois, nesse caso, o objetivo é a amortização do valor principal.

Isso possibilita o decréscimo mensal da parcela, o que é muito interessante para os orçamentos que consigam se enquadrar nos valores iniciais.

Se você suportar o pagamento maior nos primeiros anos de financiamento, opte pelo sistema SAC, é a melhor opção.

Já para quem precisa de valores mais baixos nas parcelas iniciais, a Tabela PRICE é a mais indicada.

Como se observa, vive-se um bom momento para se adquirir um imóvel, onde as possibilidades de financiamento são vantajosas e apresentam condições interessantes, conforme os números de negócios envolvendo essa modalidade, no ano de 2020, como mencionado no início deste post.

São milhares de famílias fugindo do aluguel e adquirindo suas moradias, o que certamente é uma excelente opção e um ótimo investimento.

Agora que você já conhece a respeito do SAC ou PRICE, continue conosco e leia nosso post que apresenta as regras para financiamento de imóveis: confira tudo a respeito!