Você sabia que é possível solicitar pausa no financiamento imobiliário?
Em função dos problemas causados pela pandemia do Coronavírus, onde grande parte da população viu seus rendimentos caírem e muitos trabalhadores ficaram desempregados, uma das medidas tomadas pelo governo, para aliviar a situação, foi a de possibilitar condições da população para lidar com as dívidas.
Uma delas está em solicitar aos agentes financeiros a pausa nas contas mensais do financiamento do imóvel.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil fechou o segundo trimestre de 2021 com um índice de desemprego de 14,1%, o que representa 14,4 milhões de brasileiros sem trabalho.
Muitas dessas pessoas pagam mensalmente o financiamento de sua casa e, em função da atual situação, estão tendo grandes dificuldades em honrar com suas obrigações.
Neste post, apresentaremos como funciona a pausa no financiamento imobiliário e quem tem direito a essa possibilidade. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!
Optar por pedir a pausa no financiamento imobiliário pode ser uma excelente possibilidade para equilibrar as contas e evitar a negativação do nome, no entanto, cada instituição financeira possui regras próprias a esse respeito.
Apresentaremos as regras estabelecidas pela Caixa Econômica Federal (CEF), líder nesse tipo de transação e detém 68% de participação no mercado imobiliário.
A solicitação pode ser realizada por pessoa física ou jurídica, mas algumas situações impedem o andamento do processo.
Na Caixa, não poderão pedir a pausa no financiamento imobiliário:
Como já mencionado, cada banco possui suas regras e formato de trabalho, portanto, para saber detalhes a respeito da pausa no financiamento, é necessário que você entre em contato com sua agência e verifique as possibilidades e prazos estabelecidos.
Aqueles que realizaram o seu financiamento pela Caixa Econômica Federal, obterão detalhes a respeito através do telefone 3304-1105 (capitais) e 0800-104-0104 (ligação gratuita). Outro canal de comunicação disponível é através do App Habitação Caixa.
Além da pausa, existe outra possibilidade, no caso da Caixa, pode-se solicitar a redução da parcela por um período de até 6 meses. Os canais de comunicação poderão passar detalhes a esse respeito.
É importante destacar que os valores que sofreram a pausa ou foram diminuídos, serão incorporados ao saldo devedor e a cobrança será diluída até o final do contrato, o que sem dúvida, ajuda bastante na atual situação.
Após verificar se a sua situação se enquadra nas exigências do banco, é preciso atender o formato específico de cada instituição para a solicitação pretendida.
Na Caixa, por exemplo, o pedido das pessoas que estão, nesse momento, recebendo o auxílio emergencial ou o seguro desemprego não exige nenhuma documentação adicional para a solicitação da pausa no financiamento imobiliário.
No entanto, dependendo da sua situação, é possível que algum documento seja solicitado para um processo de análise.
Ainda na Caixa, a solicitação da pausa no financiamento imobiliário poderá ser realizada através dos seguintes canais:
As possibilidades existem e estão disponíveis para aqueles que atendem aos requisitos estabelecidos pelos bancos onde o financiamento foi realizado.
Portanto, vale a pena fazer contato e verificar o que pode ser feito diante das suas condições e realidade.
Agora que você já sabe mais a respeito da pausa no financiamento imobiliário, leia nosso post que mostra como fazer planejamento financeiro para comprar a casa própria!