Saber a diferença entre Construtora e Incorporadora é primordial para qualquer um que atue neste ramo de imóveis.

Afinal, estamos falando dos fornecedores do seu sonho, ou seja, a compra e venda de um produto de alto valor agregado, onde muitos de nós ficamos anos pagando para sermos proprietários de fato e de direito. 

E este é um ativo que tem tendência de valorização, logo trata-se de um investimento. E você como bom investidor, tem que saber tudo sobre onde está colocando seu dinheiro.

Então vamos lá…

Embora existam casos em que ambas, Construtora e Incorporadora, constituam uma só empresa, muitas vezes elas atuam separadamente.

Para ajudar você a entender melhor sobre a diferença entre Construtora e Incorporadora, reunimos algumas informações valiosas neste post.

Continue acompanhando!

Afinal, qual é a diferença entre Construtora e Incorporadora?

Embora haja muitas diferenças nas atividades, ambas podem compor o mesmo CNPJ, ou fazer parte de uma mesma sociedade, ou seja, a mesma empresa pode exercer as duas funções simultaneamente.

Entenda as diferenças entre elas:

Incorporadora

Ela está atrelada ao negócio imobiliário na sua totalidade. É a figura do empreendedor, de quem toma a frente do negócio para desenvolver a ideia.

Além de deter toda a atividade empreendedora, é função da Incorporadora a busca e estudos de viabilidade para compra do terreno para a construção, a realização de estudos, planos e desenvolvimento do negócio.

Também é de sua responsabilidade a contratação dos envolvidos no projeto, como consultoria jurídica, ambiental, estudo de mercado e projetistas, para cumprir todas as exigências legais e estudos de viabilidade.

Ainda cabe ao incorporador capacitar e buscar a sinergia  entre vários departamentos bem como o departamento comercial, marketing, jurídico, contábil, administrativo, arquitetura, engenharia, de modo que tudo aquilo que foi pensado na fase de projeto chegue para os profissionais da Construtora, bem como para o cliente final da forma mais assertiva possível.

Por último, mas não menos importante, a principal diferença entre Construtora e Incorporadora é que, enquanto a primeira cuida da parte de construir os imóveis, a segunda é responsável pela venda deles ao consumidor final.  

Ou seja, quando você vai a um Plantão de Vendas, é com a equipe da Incorporadora que você vai conversar para conhecer mais sobre o projeto, as acomodações, detalhes da construção, previsão de entrega, entre outras especificidades.

Mesmo que algumas informações dependam da construtora, o contato do comprador final sempre é feito com a outra, por isso, é primordial que as duas estejam sempre alinhadas.

Construtora

Está diretamente relacionada com a obra do empreendimento.

Ou seja, ela que cuida da execução da construção, controle do cronograma (conhecida popularmente também como a evolução de obra), contratação da mão de obra (podendo ser direta ou terceirizada), entre outros.

Além disso, a construtora retém a responsabilidade técnica do empreendimento e, na maioria das vezes, cuida da compra de materiais.

Em geral, essa empresa não tem contato com o cliente final. Elas cuidam para que a construção seja realizada de acordo com o projeto apresentado e dentro do prazo estabelecido.

Conheça a Couto Engenharia!

A Couto Engenharia, além de construtora, também é Incorporadora, prezando sempre pela qualidade e excelência em suas construções.

Sempre atualizada sobre tendências construtivas e de mercado, visa constante evolução em seus processos, tanto gerenciais quanto operacionais.

Nosso principal objetivo é impactar positivamente a vida das pessoas, apresentando soluções que proporcionem uma experiência inesquecível com nossa empresa.

Gostou de saber sobre a diferença entre Construtora e Incorporadora? Então entre em contato agora mesmo com a Couto Engenharia e confira o que nós podemos fazer por você!

Deixe uma resposta