A construção inteligente é uma tendência e uma necessidade das incorporadoras para se manterem competitivas no mercado. 

Ela também é o caminho para preservar o meio ambiente, promover sustentabilidade e aproveitar melhor todos os recursos utilizados e baratear os custos da operação e o produto final. 

A tecnologia desempenha importante papel nesse processo e o melhor é que a cada dia ela abre um leque de novas possibilidades.

Quer saber mais sobre essa tendência da construção civil? Continue a leitura.

O que é uma construção inteligente?

A maioria das pessoas pensa que os desperdícios na construção civil tratam-se apenas dos materiais conhecidos como entulhos que vão para o lixo.

Uma obra, além do desperdício de materiais, também utiliza-se de recursos naturais, como a água, e outras fontes de energia, como a elétrica.

O uso em desequilíbrio desses recursos além de provocar impacto ambiental, gera prejuízos financeiros para a gestão.

A falta de padronização no fornecimento da matéria-prima é outro quesito que pode resultar na aquisição de materiais com pouca qualidade, gerando:

A consequência disso será atraso na entrega e custos extras para a construtora, sem contar a perda da confiança por parte dos clientes.

Explicamos tudo isso para você compreender que o conceito de construção inteligente é baseado em ações que visam evitar falhas, retrabalhos e desperdícios durante toda a sua vigência.

Isso gera menos custos, mais qualidade e uma obra mais barata para o consumidor. 

Por isso, a Couto Engenharia busca otimização desde seu modelo de gestão, ou seja, trabalha com especialistas em formato de parcerias, para que, de forma sinérgica, tenha o máximo de eficiência e o mínimo de retrabalho, pois, entende que a perda de tempo é também perda de vida para todos seus colaboradores.

Além disso, a Couto Engenharia, prioritariamente, adota o sistema de construção em alvenaria estrutural, onde o projeto se adapta aos módulos de blocos e não os blocos ao projeto. 

Com esse tipo de construção racionalizada, evita-se o desperdício com blocos e tijolos quebrados da construção convencional e é importante que se diga que os blocos adotados pela construtora são de argila e não de concreto, trazendo, portanto, menos impactos deletérios ao meio ambiente.

Um aspecto importante que o sistema em alvenaria estrutural proporciona é uma padronização de espessuras de argamassa de assentamento e também de revestimento, em virtude da qualidade dos nossos fornecedores em entregar blocos com mínima variação nas suas dimensões. 

Com isso, uma junta de 1 cm e argamassa, não tem 2 ou 3 cm, assim como um reboco de 2 cm, se mantém no prumo do início ao fim da parede. 

Assim, conseguimos ter mais assertividade nos orçamentos e, consequentemente, não precisamos repassar aos nossos clientes uma parcela de custo “imprevisto”.

Enfim, são inúmeras as vantagens desse sistema de construção, sem contar a redução de uso de concreto e aço que seria necessário para fazer uma construção convencional com pilares e vigas. 

E tudo isso mantendo a mesma estabilidade estrutural e confiança que uma construção deve oferecer, reduzindo custo e praticamente não agredindo o meio ambiente.

Quais são os pilares desse setor?

Todo produto da construção civil impacta o meio em que ele foi construído, as pessoas que estiveram envolvidas na sua execução e quem dela fará uso.

Atualmente, uma construção inteligente é baseada em quatro pilares, que são:

Integração

A integração é fundamental para que todos os envolvidos no projeto tenham facilidade de acesso às informações referentes a ele.

A tecnologia possibilita que isso ocorra por meio de sistemas e plataformas que permitem que todos os dados sejam registrados e acessados simultaneamente, onde o profissional estiver.

Essa conexão faz com que engenheiro, mestre de obras e gestor consigam acompanhar, comparar e analisar todos os detalhes da execução da obra.

Isso traz mais autonomia a cada responsável. 

Na Couto Engenharia usamos uma série de softwares para auxiliar na melhor gestão, onde consequentemente, revertemos isso em mais qualidade e preço baixo para nossos clientes. 

Um exemplo é nosso sistema Mobuss Construção, que é uma plataforma 100% online, onde cada unidade construída tem uma espécie de “prontuário”, fazendo uma alusão à medicina.

Na prática, conseguimos, a qualquer tempo, ver nesse “prontuário” se ao longo da construção houve uma não-conformidade identificada pelo nosso corpo técnico e também se na vistoria do cliente teve algum item a ser melhorado.

Por fim, ao longo da garantia, todos os eventos ficam registrados neste mesmo “prontuário” e podem ser disponibilizados para nossos clientes sob demanda.

Eficiência

A eficiência é pilar para toda empresa, que por sua vez precisa de um planejamento.

Somente a partir de um planejamento é possível trabalhar com um orçamento e realizar as compras estratégicas para que não falte e nem sobre matéria-prima. 

Comprar demais gera despesas extras, e de menos pode atrasar a obra.

A eficiência consiste em:

Sustentabilidade

Sustentabilidade em uma obra é quando ela consegue produzir o máximo com o mínimo de recursos, sem deixar de lado a eficiência e a qualidade. 

A gestão também atua para diminuir os impactos ao meio ambiente, buscando soluções para: 

Na Couto Engenharia contamos com um time permanente de Especialistas em Gestão de Meio Ambiente acompanhando nossos projetos, de maneira a mitigar e compensar nossa intervenção na natureza, por meio do plantio de mudas compensatórias, conscientização social nas regiões que atuamos e manejo correto dos resíduos para os locais de reciclagem e descarte.

Tecnologia

Dificilmente nos dias atuais uma empresa consegue se manter no mercado sem o uso da tecnologia. 

Ela é indispensável para garantir a conexão entre as pessoas e a integração de dados.

Também contribui de forma efetiva para:

Em resumo, a construção inteligente é benéfica para todos, em especial para o cliente, que terá acesso a uma moradia de qualidade com um preço mais justo. 

Aqui na Couto Engenharia buscamos na tecnologia uma aliada para otimizar o tempo dos nossos colaboradores e diminuir o consumo de papel e de outros insumos advindos da natureza, bem como nosso ERP de Gestão de Empresas, SIENGE, que diga-se de passagem é líder nacional de mercado, que integra setores de Engenharia, Suprimentos, Contábil, Financeiro e RH. 

Isso faz com que tenhamos rastreabilidade, assertividade e celeridade em todos estes setores, tudo de forma virtual e hospedado em nuvem.

E pra finalizar nossa amostragem de ferramentas, citamos nosso mais novo sistema de Gestão Comercial, CV DE VENDAS, que integra nossos departamentos de Marketing, Vendas, Administração e Financeiro, fazendo com que a experiência da jornada do cliente conosco seja, além de célere, prazerosa para todos.

Acesse nosso site e conheça mais de perto a Couto Engenharia, uma empresa focada na construção inteligente de edifícios com qualidade diferenciada para você.

Deixe um comentário