Principais cuidados ao comprar imóvel na planta

Home

Principais cuidados ao comprar imóvel na planta

Para quem decidiu aproveitar os benefícios de adquirir a casa própria ainda em fase de construção, existem cuidados ao comprar imóvel na planta que devem ser observados.

Esse tipo de investimento traz algumas vantagens, dentre elas:

  • a possibilidade de parcelar o valor da entrada diretamente com a construtora,
  • é mais barato que um imóvel pronto, 
  • possibilidade de decorar seu imóvel do seu jeitinho,
  • dependendo do imóvel poderá ser contemplado com subsídios (descontos) do Governo Federal,
  • financiar o valor restante do imóvel com juros super baixos.

Mas para que de fato essas vantagens sejam usufruídas, é preciso cuidar na hora de fechar negócio para entender como tudo funciona e  fazer a melhor escolha para você.

Quer conhecer os principais cuidados que você deve tomar antes de comprar imóvel na planta? Continue a leitura.

Cuidados ao comprar imóvel na planta

Para ter uma entrega segura e garantida, o comprador deve observar detalhes fundamentais. 

Esses cuidados são:

Necessidades de médio e longo prazo

Um dos cuidados ao comprar imóvel na planta é em relação ao fato de que ele precisa atender às suas necessidades a médio e longo prazo. 

Por exemplo, talvez no momento da compra você esteja sozinho e até deseje um apartamento menor, mas se você pensa em constituir uma família, ele precisa ser mais amplo, por exemplo. 

Outro cuidado que você deve ter é em relação à localização, por isso, analise:

  • segurança, 
  • tranquilidade,
  • trânsito,
  • facilidade de acesso,
  • comércio e serviços por perto,
  • projeto urbanístico do bairro.

Na compra de um apartamento na planta, não esqueça de avaliar a estimativa do valor da taxa que deve ser paga mensalmente ao condomínio e as opções de lazer e segurança que ele oferece.

Financiamento

A forma como você vai pagar também está entre os cuidados ao comprar imóvel na planta e não esqueça, se o imóvel que você almeja, se enquadra do Programa Casa Verde e Amarela, é possível utilizar seu FGTS para reduzir o valor.

Dependendo do perfil socioeconômico da sua família, ou seja, da renda bruta total e a quantidade de dependentes, você ainda poderá conseguir subsídios (descontos) concedidos pelo Governo Federal.

Agora, que você já sabe como pode formar parte do valor para dar de entrada, é preciso saber quanto o banco vai liberar para você de financiamento, que poderá chegar a 80% do valor da avaliação do imóvel caso você não tenha nenhuma restrição no seu CPF.

Na prática funciona assim:

Se com seu saldo FGTS + subsídio (desconto) você somou 20% do valor do imóvel e se você conseguiu do banco 80% do valor, parabéns! Você não precisará ter nenhuma poupança extra, nem financiar nenhuma parte do valor com a construtora. 

Ahhh… Esquecemos de falar um detalhe: dependendo da sua idade, o banco libera um número máximo de parcelas que pode chegar a 360 meses em alguns casos, mas a parcela não poderá passar de 30% do seu salário ou composição de renda. 

Logo, por essa conta, às vezes, por mais que você tenha seu nome limpinho na praça, pode “condicionar” o valor total a financiar.

Mas não se preocupe, se isso acontecer com você, nem tudo está perdido, algumas construtoras, a exemplo da Couto Engenharia, fazem o parcelamento deste saldo dependendo do valor e da condição do cliente.

Então, nosso conselho é: faça sua simulação, sem compromisso, conte conosco para lhe ajudar, pois sua felicidade é nosso projeto.

Fique atento: uma das vantagens desse investimento é que você tem dois momentos para pagar, a fase ANTES DA CHAVE e DEPOIS DA CHAVE:

Antes da chave

ENTRADA: como você leu antes, se você precisar de uma ajuda da construtora com a entrada, você consegue financiar esse valor, ou parte dele, tendo o tempo médio para pagá-lo de três anos.

Como a construção leva menos tempo que isso, poderá coincidir esse parcelamento com o financiamento do banco e com o condomínio, por isso, é importante que você anote tudo certinho e faça as projeções de pagamento para não ser surpreendido.

JUROS DE OBRA: é verdade que nos programas sociais do Governo, como o Programa Casa Verde e Amarela, assim como os demais programas que o antecederam têm juros de financiamento bem baixos.

Mas quando se compra um imóvel na planta ou pega um valor com o banco para construir sua casa pelo programa, antes de pegar a sua chave ou finalizar sua obra, você não pagará seu financiamento com o banco, mas pagará o juros de obra, que nada mais é que o juros do dinheiro que o banco liberou até aquele mês para a construtora ou para você fazer a sua obra.

Depois da chave

FINANCIAMENTO: depois que você já está com a chave na mão, ou seja, depois que a construtora já finalizou a obra e já se tem o atestado de conformidade da obra com a Prefeitura (habite-se), você não pagará mais juros de obra e começará a pagar seu financiamento (amortização + juros do financiamento).

CONDOMÍNIO: você não pode deixar de pensar que, agora você tem um patrimônio a zelar, que ano após ano ele vai se valorizando como um dinheiro investido, só que para isso acontecer seu imóvel precisa de cuidados.

É aí que entra o papel do Síndico e demais gestores para cuidarem do seu condomínio, fazerem as manutenções, etc.

Você só precisa pagar essa taxa e viver tranquilamente no seu novo lar. Então, não esqueça de perguntar para alguém qual a estimativa dessa taxa para colocar na sua anotação de projeções de desembolsos.

Documentação

Vez ou outra acompanhamos nos meios de comunicação notícias de que construtoras aplicam golpes nos compradores. 

Para isso não acontecer com você, um dos cuidados ao comprar imóvel na planta é solicitar uma cópia do memorial de incorporação da obra. 

Lei 4591 de 1964 determina que toda construtora deve registrar em cartório esse memorial que é composto por vários documentos, entre eles: 

  • o certificado de propriedade do terreno, 
  • projeto da obra devidamente aprovado pela prefeitura, 
  • descrição do material que será utilizado na edificação.

Saiba que é crime começar uma edificação sem essa documentação, ou seja, isso significa que a obra não está legalizada. 

Patrimônio de Afetação

Algumas Incorporadoras sérias optam em fazer empreendimentos em regime de Patrimônio de Afetação onde é registrado e, portanto, compromissado em cartório, com força de lei, que aquele empreendimento não se misturará com outros negócios da Incorporadora.

Isso quer dizer que todo dinheiro que é pago pelos clientes ficará numa conta bancária exclusiva para aquele empreendimento e ainda é eleita uma comissão de representantes, entre os compradores, que receberão informações privilegiadas sobre a saúde financeira do empreendimento. 

Se por acaso a construtora, por falta de capacidade de gestão se apresentar insolvente e vier a entrar em falência, a comissão de representantes pode, então, contratar outra construtora e levar a termo o empreendimento, sem nenhum prejuízo financeiro.

Reputação da construtora

Outro que está entre os principais cuidados ao comprar imóvel na planta é conhecer mais sobre a construtora com a qual você está firmando contrato. 

Procure saber a sua história e reputação. Pesquise sobre empreendimentos já entregues e analise a avaliação e experiência de satisfação dos atuais clientes. 

Avalie também o prazo estimado para a entrega e o cumprimento dele em obras anteriores. 

Verifique se a construtora atua na edificação de imóveis que se enquadram no Programa Casa Verde e Amarela. 

Verifique se a construtora tem alguma certificação de qualidade auditada por órgão sério e isento, como, por exemplo, ISO ou PBQP-h.

Nós, da Couto Engenharia, trabalhamos para entregar sonhos edificados, priorizando a qualidade no material utilizado, no serviço oferecido e, acima de tudo, na obra pronta. 

Nosso objetivo é realizar os desejos do cliente e promover suas melhores experiências.

Acesse nosso site e entre em contato para saber mais sobre nossos empreendimentos.