Optar pelo financiamento de imóvel na planta pode ser o meio mais barato para adquirir a casa própria e realizar o seu sonho.
Os programas de financiamento existem para que as pessoas que desejam comprar um imóvel e ainda não conseguiram juntar os recursos necessários possam adquiri-lo de forma mais tranquila e rápida.
Eles também oferecem maiores prazos e melhores condições de pagamento, além da segurança na entrega.
Ficou interessado? Continue a leitura e saiba porque é vantajoso financiar o seu imóvel na planta!
Para compreender como funciona o financiamento de imóvel na planta vamos explicar como ocorre a negociação.
A Incorporadora lança e inicia as vendas do empreendimento que ainda será construído contando com a ajuda de um banco, que pode ser a Caixa ou outra instituição.
O banco, normalmente, financia 80% do valor do imóvel e os 20% remanescentes poderá ser pago com seu saldo FGTS, com subsídio do Governo, com recursos próprios ou com financiamento direto com a Construtora.
É importante você saber que o valor que o banco disponibilizará vai depender da sua análise de crédito, que leva em consideração, sua renda, seu comprometimento de renda com outras dívidas já assumidas e sua idade.
Por isso, é tão importante você simular com a construtora como ficará seu financiamento, normalmente estas têm departamentos de crédito que conseguem simular com o banco quanto você conseguirá financiar e, consequentemente, como ficarão suas parcelas.
Outro dado importante é que o valor da sua parcela não poderá comprometer mais de 30% do valor da sua renda mensal, por isso, sua capacidade de crédito poderá ser condicionada, que nada mais é que o banco liberar menos que 80% do valor do imóvel!
Logo, quando você compra o seu bem na planta pelo sistema de financiamento, é o banco que quita a sua dívida (os 80%) com a construtora.
Quando é por meio de algum programa do Governo, como o caso da Casa Verde e Amarela é a Caixa que assume essa responsabilidade.
Em relação aos programas, de acordo com o andamento da obra, o banco vai liberando para a construtora os recursos necessários para a sua finalização.
E ao longo da construção você pagará para o banco apenas, um juros do dinheiro que o banco liberou para construtora fazer o seu imóvel, portanto, esse valor pago não abate do seu financiamento.
O seu contrato de financiamento só começa a ser amortizado no momento que o imóvel está pronto, com habite-se, é neste momento ele deixa de estar na planta.
Um financiamento de imóvel na planta passa por duas etapas:
O primeiro passo para realizar o sonho da sua casa é conversar com um corretor e entender se o imóvel desejado é adequado para as suas necessidades.
Depois dessa validação, é hora de dar a entrada. Esse valor dependerá diretamente de quanto a instituição está disposta a financiar e está relacionada também com a sua renda e dependentes.
Caso você queira saber mais sobre essa parte de pagamento, sugerimos a leitura do conteúdo: Compra de imóveis na planta: mitos e verdades.
Após o pagamento da entrada, você irá esperar o processo de construção ser finalizado.
Após a entrega das chaves, que envolve também o registro e pagamento de taxas para legalizar o imóvel e passá-lo para o seu nome, você não precisará mais pagar os juros de obra e, sim, apenas o financiamento (e suas devidas taxas), o condomínio e, se for o caso, o parcelamento da entrada direto para a construtora.
Essa é a última etapa, a partir dela você assume o compromisso de pagar as parcelas mensais do financiamento pelo prazo determinado em contrato que pode chegar até 35 anos.
Se você escolheu financiar um imóvel na planta é porque já percebeu as vantagens dessa operação.
Uma delas é que eles são bem mais em conta que um apartamento ou casa prontos, por exemplo, além da segurança na entrega.
Outra vantagem é que você está adquirindo um espaço com uma infraestrutura super moderna. Os imóveis usados, geralmente, exigem alguma reforma e modernização.
Você também pode negociar o valor da entrada e fazer o financiamento do saldo restante.
Dependendo da sua idade, o prazo para pagamento pode chegar até 360 meses.
Para quem comprar imóvel financiado na planta pelo Programa Minha Casa, Minha Vida, a Lei 12.424, possibilita a redução de 50% do valor cobrado como taxa de registro do bem, podendo chegar a 75%.
Outro benefício é que entre a data da compra até o fim da obra você também terá mais tempo para se organizar financeiramente para assumir os valores das parcelas mensais. Agora que você sabe como funciona o financiamento de imóvel na planta, acesse nosso site e conheça os incríveis empreendimentos da Couto Engenharia!