Muitas pessoas perguntam como decorar apartamentos pequenos, afinal, combinar praticidade, conforto e beleza é o ideal nos tempos agitados que vivemos.
Cada vez mais os espaços pequenos ganham notoriedade e passam a ser procurados, possibilitando a seus proprietários:
Segundo o SECOVI-SP, Sindicato de Habitação do Estado de São Paulo, o número de apartamentos com menos de 45 m² mais do que dobrou em apenas 4 anos.
Isso vem acontecendo, pois as famílias são menores e as pessoas buscam facilidades para o seu cotidiano.
Nesse post, apresentamos 4 dicas importantes para você saber como decorar apartamentos pequenos. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!
Para saber isso, você não precisa modificar o seu estilo e suas preferências.
Porém, precisa se adaptar à realidade, onde os espaços precisam ser bem aproveitados, sem perder o conforto, beleza e harmonia do seu ambiente, para isso:
Ser minimalista é ter um estilo que facilita a vida, pois a busca pelo essencial em sintonia com a redução dos excessos não significa um apartamento sem graça, muito pelo contrário.
Priorize o conforto, a funcionalidade e a beleza do seu imóvel, porém, não se apegue aos objetos decorativos e mobiliários que pouco colaboram com o cotidiano.
O importante é que você e sua família gostem, sintam-se felizes e aprovem o projeto decorativo.
A organização é fundamental para um ambiente pequeno, invista então em prateleiras que podem ser instaladas nas paredes do quarto, sala e cozinha.
Elas são funcionais e podem ser distribuídas de diversas formas nos ambientes, com alturas diferenciadas e nos mais diversos estilos.
Móveis suspensos também colaboram com a organização e são grandes aliados.
O uso de cabideiro também é uma excelente ideia, onde roupas, calçados e bolsas podem ficar guardados sem “bagunçar” o ambiente.
A integração dos ambientes é outra forma de deixar o seu pequeno apartamento decorado, funcional e charmoso.
Para isso, você pode usar painéis de madeira e portas de correr que dividam espaços. O que vale aqui é usar a criatividade e o estilo.
Além disso, utilize espelhos que colaboram na sensação de espaço e duplicam o ambiente, no entanto, cuidado com os exageros nos itens decorativos, que podem deixar o espaço carregado.
Por último, e de extrema importância, é a utilização de móveis funcionais, onde uma excelente ideia é optar por aqueles desenvolvidos sob medida.
Para isso, analise e planeje cada cômodo, atentando para detalhes como:
Os móveis podem ter mais de uma função: o sofá pode se transformar em uma cama, resolvendo a questão da visita que chega para dormir, já as camas podem conter gaveteiros. Novamente, vale a criatividade e pesquisas a respeito.
Saber como decorar apartamentos pequenos não exige uma formação acadêmica nem grandes investimentos.
Com bom gosto e aproveitando cada espaço, é possível transformar o seu lar em um ambiente confortável, belo e funcional.
Melhor do que bastante espaço é saber ocupar o que existe com qualidade e de maneira inteligente, portanto, siga as dicas, busque as melhores opções e divirta-se reorganizando e decorando o seu pequeno apartamento.
Uma coisa importante em imóveis compactos e integrados é que eles tem menos áreas de circulação de ar, logo é imprescindível que em dias de sol, mantenha-se o máximo possível as janelas abertas para evitar mofos e bolores.
Importante você saber que em dias de muita umidade, melhor não deixar as janelas abertas, pois esse ar úmido e quente pode entrar no seu imóvel e condensar nas paredes e lajes geladas transformando esse vapor em líquido.
Além disso, vapores gerados pelo chuveiro, panelas e até mesmo respiração também tendem a condensar nas paredes e tetos.
Então, sempre que possível compre um ar condicionado com função desumidificador para ajudar de forma mecânica a tirar a umidade do seu imóvel para aumentar a vida útil dele e não deixar criar os desagradáveis mofos e bolores.
Por último, quando instalar os móveis, evite encostá-los nas paredes, pois é importantíssimo que tenha um espaço entre os móveis e as paredes para que o ar circule e não deixe que um eventual mofo danifique seus móveis.
Agora que você já sabe como decorar apartamentos pequenos, leia também nosso post que mostra como fazer planejamento financeiro para comprar a casa própria!